liana-gomesMentora e Coach de Treinadores de Líderes, Coach de Liderança e Coordenadora de processos de desenvolvimento Organizacional. Fundadora da FAPESE – Escola de Líderes e idealizadora do Curso de Formação para Treinadores de Líderes.

Psicóloga, Coach com Certificações Internacionais pelo: Behavioral Coaching Institute (BCI), European Coaching Association (Alemanha/Suíça), International Association of Coaching-Institute (EUA) e Global Coaching Community (Alemanha). Certificação em Team Coaching Certification pelo Behavioral Coaching Istitute.

Especialista em Administração Hospitalar pelo IAHCS; Especialista em Qualidade e Produtividade pela UFPR; Especialista em Dinâmica de Grupo pela Sociedade Brasileira de Dinâmica de Grupo; Formação em Teoria Sistêmica pelo CTI e Formação em Mediação de Conflitos pela AMANAPAZ.

Atua como Mentora de Formadores de Líderes, Executive Coaching, Coaching de Liderança e Coaching de Grupo.

Há vinte e dois anos desenvolve trabalhos de Formação e Desenvolvimento de Líderes tendo idealizado e ministrado o Curso “Formação de Líderes” (96 horas/aula) em várias regiões do país. Além do curso de formação de Líderes, ministra cursos de desenvolvimento com ênfase nas diversas competências essenciais da Liderança, Desenvolvimento de Equipes de Alta Performance e Formação de Líderes Potenciais.

Desenvolve cursos e trabalhos de Mentoring para Profissionais de RH, Coaches, Consultores e Psicólogos que atuam com Desenvolvimento de Líderes e que realmente desejam fazer diferença e diferente nesta área.

 

Um pouco mais sobre mim

Os temas poder, liderança e autoridade sempre me fascinaram e desafiaram e foi assim que comecei a trilhar este caminho.

Desde o início da minha vida profissional, direcionei-me para a área organizacional, onde a liderança, as relações de poder e posição são a pauta do dia.

Nesta caminhada intrigava-me muito os diferentes tipos de lideranças, os seus dilemas, as suas dificuldades e as diferentes formas com que líderes faziam suas conquistas e geravam seus resultados.

A escolha de me dedicar a “Formação de Líderes” não foi uma escolha fácil e levei algum tempo até assumir essa vontade, esse “poder”, me reconhecendo capaz de me dedicar a este desafio, admitindo que formar líderes é uma construção que passa pela integração do ser, pelo reconhecimento de potencialidades e limitações dos indivíduos e do grupo.

Quando iniciei esta caminhada minha missão era auxiliar os líderes a se desenvolverem, a tomarem consciência da responsabilidade e importância do seu papel, para assim poderem obter os resultados que necessitam. O objetivo era proporcionar um espaço seguro onde os indivíduos e o grupo pudessem construir juntos o que é ser líder; onde pudessem se soltar, olhar nos olhos, buscando se reconhecer, criar aproximação, experimentar, errar, arriscar e então crescer.

Hoje ao olhar para esta caminhada vejo que cumpri e continuo cumprindo minha missão e tenho a certeza que muitas vidas e empresas foram impactadas positivamente pelo meu trabalho e pelas minhas crenças sobre liderança.

Mas, como em toda caminhada, novos caminhos foram surgindo e me desafiando a ir um passo além.

Neste novo caminho muitos coaches, profissionais de RH, psicólogos e consultores começaram a me procurar para supervisão, mentoring e processos de Coach e foi aí então que se descortinou uma nova missão que é a de auxiliar profissionais que atuam ou desejam atuar com Desenvolvimento de Líderes a serem realmente efetivos com seu trabalho, a fazerem diferença e serem agentes de transformação pessoal e organizacional.

Esta também não é uma tarefa fácil, pois para ser diferenciado nesta área é preciso estar disposto a se olhar, se reconhecer, refletir sobre o próprio estilo, crenças, da forma como lida com o seu poder, sobre a sua coerência e identidade, pois quem se dispõe a formar líderes necessita ter a consciência do seu papel e da sua responsabilidade neste processo, para que então, possa realmente ser um referencial positivo de liderança para os líderes a quem deseja influenciar e desenvolver.

E é assim então que hoje tenho duas grandes paixões: Formar Líderes e Desenvolver Formadores de Líderes.

 

Depoimentos

“Há dois anos realizamos uma revisão no nosso planejamento estratégico e percebemos que precisávamos caminhar em outra direção com relação ao desenvolvimento de nossos líderes. Há alguns anos trabalhávamos da mesma maneira e não estávamos mais satisfeitos, precisávamos de algo para construir resultados diferentes. Como disse Albert Einstein: “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”. O que esperávamos deste trabalho, era que nossos líderes se voltassem a resultado. O que recebemos, foi muito mais do que isso.

 Após várias pesquisas, conhecemos a Liana, que nos apresentou uma metodologia muito diferente do que conhecíamos até aquele momento. Foram longas discussões, mas ela conseguiu, com seus questionamentos e sua percepção da empresa, construir um excelente projeto para o desenvolvimento dos líderes. Batizamos esse projeto de AGIR, que somado a mais dois projetos, seria a base do nosso planejamento estratégico.

 O trabalho começou com aplicação do assessment e das avaliações 360 graus em todos os níveis de liderança: diretores, gerentes, supervisores e líderes. Descobrimos, a partir dessas aplicações, o grande poder do feedback para o desenvolvimento das pessoas e o autoconhecimento. Essas avaliações serviram de base para o trabalho dos grupos e tiveram papel fundamental para que cada um percebesse seus comportamentos e, a partir das vivências em grupo, refletisse sobre suas posturas. A cada encontro, surgiam inquietações, questionamentos e preocupações dentro dos grupos que antes passavam longe da percepção de um líder, e que a partir daquele momento faziam todo o sentido. Percebemos a necessidade de respostas, de novas políticas, diretrizes e novos questionamentos sobre a cultura da empresa e do seu modo operante.

 Para diretores e gerentes, além do trabalho em grupo, foi desenvolvido o coaching individual, o qual, posso afirmar, tem sido importante para a minha carreira profissional, pois tem me desafiado a reconhecer minhas limitações e ajudado na construção de novas competências para alcançar melhores resultados.

 Os resultados que esperávamos começaram a surgir. Os líderes iniciaram vários movimentos para alcançar as metas e indicadores que havíamos estabelecidos. Porém, percebemos que muitas ações ainda poderiam ser feitas, mas dependem de mudanças maiores dentro da empresa. Neste ponto a Liana está sendo fundamental, pois vem auxiliando na condução da reestruturação organizacional da empresa. Novos papeis e lugares estão sendo construídos. Um novo olhar sobre o processo está sendo estabelecido e melhores resultados estão sendo alcançados.

O projeto elaborado pela Liana, que iniciou com o objetivo de desenvolver líderes, tem nos proporcionado muito mais do que isso. Estamos trabalhando em um empresa diferente, com estrutura organizacional diferente, com necessidades de desenvolvimento diferentes, e com resultados melhores do que imaginávamos. Costumamos falar dentro da empresa que estes dois anos de trabalho tem produzido ações dentro da empresa que achávamos que levaria dez anos.”

Daniel Pottker – Gerente de Gestão e RH

 

“Conheci a Fapese no ano de 2007, ano que participei do Curso de Formação de Liderança desenvolvido e aplicado por Liana Ruviaro Gomes, na cidade de Marau/RS. Várias organizações estavam ali representadas o que proporcionou também um boa interatividade e ampliação do networking.

Inicialmente, por ter uma programação extensa parecia ser mais um programa normal, entretanto logo no início percebi que seria algo diferente de tudo o que já havia experimentado e vivenciado em termos de cursos e treinamentos de formação de liderança dentre outros.

Creio que esta constatação se deu não apenas pela forma e pela didática, mas também pelo conteúdo programático, pelo processo em sim, e também pela habilidade, talento e competência da profissional Liana. No meu caso, era necessário um deslocamento de cerca de 200km para participar deste curso junto com mais dois outros colegas. Cada encontro criava uma expectativa e interesse de envolvimento. O processo de ensino e aprendizado da proposta do curso utilizando dinâmicas múltiplas e experiências vivenciais contribui significativamente para os resultados.

Durante a minha história profissional de mais de 30 anos participei de muitos treinamentos, todavia três foram fundamentalmente decisivos, e um destes foi, sem dúvida, o “Formação de Liderança” promovido pela Fapese.

A partir desta experiência com o curso, e após um novo desafio profissional, adotamos o curso de Formação de Lideranças como programa de formação continuada interna da empresa onde trabalhava, bem como passamos a indicar para outras empresas da cidade, região e outros estados. Atualmente, num novo contexto profissional, também iniciamos o programa para desenvolvimento das lideranças.

Penso que o resultado gerado nas pessoas que realmente se entregam ao programa tem seu fundamento alicerçado num processo de transformação interior. A partir desta experiência o “novo” líder demonstra aos seus liderados que é possível assumirmos um papel decisivo num projeto de mudança e transformação pessoal.”

Frederico Edvino Bechert – Gerente Comercial

 

“Falar da Liana é fácil, talvez porque ela tem uma representação muito fácil de ser verbalizada, sentida. A profissional Liana é prática, transparente, integra e ética. Suas contribuições são úteis, possíveis de serem realizadas e que geram muito resultado. Consegue ver o invisível, o que está por trás do simples falado. Sua leitura de grupo é dinâmica e construtiva, consegue ajudar as pessoas não criando muletas, e sim fazendo com que cada um caminhe com suas próprias pernas, ou melhor, fazendo com que cada um construa seus próprios caminhos. Trabalho efetivo de resultados imediatos.”

Michelle Engers Taube – Psicóloga Organizacional

 

“Procurávamos uma consultoria para trabalhar o desenvolvimento de líderes na empresa, o projeto tinha como foco o desenvolvimento das habilidades comportamentais dos líderes em níveis de Supervisão, conhecemos a Liana através de indicação de outra empresa, fizemos os primeiros contatos e algumas reuniões de alinhamento das nossas necessidades, quando recebemos a proposta, o impacto foi bastante grande, pois o escopo do projeto estava muito mais abrangente do que havíamos imaginado e neste momento identificamos um dos grandes diferenciais do trabalho da Liana.

Com sua excelente percepção, astúcia e inteligência, aliados a sua vivencia e bagagem profissional, ela conseguiu já nos primeiros contatos, perceber que a nossa necessidade era muito mais profunda do que havíamos tratado no princípio.

Desde então, viemos trabalhando o desenvolvimento de líderes, em todos os níveis hierárquicos, com uma metodologia diferenciada, que mistura técnicas de desenvolvimento vivencial de grupo e coaching.

O trabalho realizado com a Liana foi de extrema relevância, num momento de reestruturação e profissionalização da empresa, que trouxe para os processos de desenvolvimento um profissionalismo e imparcialidade baseados no foco traçado no início do projeto. O trabalho foi idealizado para ser realizado em 2 anos e antes mesmo de ser concluído, já são perceptíveis os seus legados.”

Rafaela Sorensen Albrecht – Supervisora de RH e Treinamento

 

“Admiro muito o desenvolvimento de seu trabalho voltado as lideranças. Além de utilizar boas ferramentas e técnicas vivenciais, o seu jeito humano, permite que o grupo se entregue ao desenvolvimento. Outro ponto que me chamou muito a atenção, é a franqueza e ética, na condução dos trabalhos, não se intimidando em falar sobre seu ponto de vista, sempre baseado na literatura.

Liana, além do trabalho de desenvolvimento dos grupos de líderes, realizou acompanhamento a gestão de RH, através de suporte semanal, e trocas constantes sobre comportamentos mais adequados. 

Nos desenvolvimentos conduzido pela Liana, são utilizados técnicas de reflexão, através de perguntas e casos práticos, para  que  o participante consiga traçar o seu próprio caminho para o seu desenvolvimento. 

Eu, particularmente, tenho um carinho mais que especial pela facilitadora Liana, pois foi muito importante para meu desenvolvimento no papel de líder, já que no momento  em  que realizei esse desenvolvimento, passava por um momento de crise, e foi este trabalho que me permitiu refletir sobre meu papel e suas consequências, para que posteriormente pudesse mudar meu comportamento.”

Samara Recch – Coordenadora de Recursos Humanos

 

“Ter a Liana como coach foi fantástico. Pude potencializar algumas competências que estavam adormecidas em mim, além de descobrir que posso ir muito além do que imaginava na minha carreira. Suas perguntas são pontuais e certeiras, mas acima de tudo, a simplicidade e a tranquilidade com que ela aborda os diferentes assuntos e dilemas do mundo corporativo tornam-a uma profissional diferenciada e única.”

Francieli Marcolina – Psicóloga, Coach e Consultora Organizacional

 

“Sobre o treinamento de Desenvolvimento de Lideres, o treinamento foi muito importante para mim, tanto no lado profissional quanto no pessoal … participar com o este grupo foi extremamente gratificante.

Poder compartilhar minhas preocupações e perceber que eu sou apenas mais uma pessoa que tinha dificuldades, dúvidas e receios.

No treinamento existiram dentro do grupo diálogos, conversas francas, discutindo habilidades e técnicas que foram importantes.

Todos os líderes de alguma forma enfrentavam algum tipo de dificuldade.

Diversas dinâmicas que mostraram o quanto é importante a relação interpessoal.

Nosso grupo, não ficou apenas nos encontros marcados, fomos além, nos reuníamos para compartilhar experiências.

Me fez perceber que existem problemas, sim. Porém nenhuma pessoa tem a receita “mágica” para resolver tudo sozinho.

Devemos compartilhar, estar abertos a ouvir,  dar feedback positivos ou negativos, porém sempre com empatia.

Desta forma conseguimos o engajamento das nossas equipes.  

Eu particularmente,  digo Valeu a Pena a oportunidade de participar,    posso dizer que no meu lado pessoal foi ótimo … Eu mudei e renovei a minha maneira de enxergar as coisas, a vida.  Hoje me sinto bem.

Percebo que sou uma pessoa mais aberta hoje. Certamente ainda tem muita coisa para crescer, mas perceber que as pessoas com as quais convivo perceberam a minha mudança é gratificante. Receber feedback com um retorno positivo é especial.

Lembro, que nós tínhamos um objetivo no final do treinamento, eu consegui atingir.

Recomendo este treinamento para outros lideres. Eu sou a experiência viva que podemos mudar, para melhor. Basta ter vontade.

O treinamento teve sim grande importância  no meu crescimento profissional e pessoal.

Sou grata  a você por ter também atingido seu objetivo com nosso grupo.”

Liane Bavaresco – Supervisora Financeira

 

“O trabalho da Liana faz com que as pessoas percebam suas limitações, mas acima de tudo, desperta o poder que as pessoas têm para construir sua própria caminhada de crescimento, superando estas mesmas dificuldades. Desperta a vontade, nas pessoas, de assumir a responsabilidade de sua própria vida. A Liana, através de seu trabalho, mais que desenvolver líderes, ela desenvolve pessoas. Esse é seu grande diferencial. Seu trabalho é a construção de um encorajamento de um “olhar para dentro”, de se reconhecer, errar, acertar, experimentar e por fim crescer.”

Cláudia Sittoni – Consultora em Gestão de Pessoas

 

“É uma profissional competente, ética, atualizada. Focada  e objetiva em suas metas vem apresentando resultados positivos e significativos em seus projetos.

Dinâmica, determinada, confiável. Cuida de sua caminhada laboral, realizando cursos, congressos, leituras e supervisão.   

Atenta à melhoria contínua da qualidade de seus produtos na prestação de seus trabalhos.”

Suely Pucci – Coach e Psicoterapeuta.

 

“Primeiramente, valeu a pena porque me mostrou onde eu estava. Segundo, o treinamento me mostrou onde eu posso chegar.

As transformações concretas alcançadas foram a satisfação da equipe para comigo, as conquistas mostraram que realmente  minha mudança fez a diferença, conquistando a equipe e trabalhando fortemente no desenvolvimento das pessoas, através da comunicação e dedicação, realmente me importando com as mesmas. Tudo isso em prol do melhor resultado.

Recomendo este treinamento sim. Porque todos nós somos passiveis a mudança, basta querer mudar e o treinamento me mostrou isso, que era possível mudar e graças ao treinamento posso me considerar uma pessoa melhor.

Minha maior satisfação foi poder estar inserido neste treinamento  e receber diversos feedbacks  relacionados a minha mudança, também me vejo mudado para melhor. Uma conquista minha pois escolhi mudar e com ajuda do facilitador consegui.

Obrigado.”

Luiz Braitenbach – Supervisor