Anteriormente, falamos sobre a importância de se conhecer o Contrato de Três Pontas. Saber como ele funciona e como deve ser aplicado é de suma importância para você, Coach de Líderes. Esse ponto é o que irá nortear por qual segmento do mercado de Coaching você irá seguir. E como já disse aqui, esse mercado é altamente vasto. Temos profissionais da área de estilo de vida, bem-estar, alimentação, esportes e etc…

Porém vamos entender, de forma primária, como você, Coach de Líderes, pode estar atuando. Como você pode estar propondo trabalhos e tudo mais. O que é importante saber é a diferença entre LifeCoaching e Coaching de Liderança, dois ramos do nosso mercado que são altamente confundidos.

LifeCoaching ou Coaching de Liderança – Qual a diferença?

Atuando como um Coach de Líder, você pode estar realizando tanto processos de Coaching individual como processos de Coaching em grupo. Você também pode atuar em projetos integrados de mudança de cultura organizacional. Como Coach do mercado de Liderança, você também pode viabilizar trabalhos com clientes convencionais ou com empresas. Tanto com processos individuais como com processos em grupo através de trabalhos in company – dentro das empresas ou fazendo trabalhos abertos -, trabalhando com vários líderes de várias empresas.

A diferença entre um profissional do mercado de liderança e um LifeCoaching: essas duas vertentes do processo de Coaching é confundida por muitos Coaches. Em questão de metodologia e processos, cada uma segue uma dinâmica completamente diferente da outra. Os processos de LifeCoaching e de Coaching de Liderança além de se diferenciar na aplicação, também se distinguem na própria postura do profissional. Em suma, nós temos 12 diferenças fundamentais entre os dois processos e é exatamente por não entender essas diferenças que muitos Coaches fracassam nos seus processos de Coaching de Liderança.

LifeCoaching – Entenda a diferença!

A primeira diferença essencial de um processo para o outro diz respeito a demanda do processo. No LifeCoaching a demanda vem do próprio Coachee, ou seja, ele que procura o processo para uma evolução pessoal. Quando falamos de Coaching de Liderança, nós já entendemos que a demanda do processo vem da empresa. Essa escolha impacta diretamente na sequência do processo.

A segunda grande diferença é sobre o patrocínio. No LifeCoaching, o patrocinador do processo é próprio coachee. Desa forma, ela deseja uma mudança ou uma melhoria e decide procurar o profissional, e ali ele investe o que for necessário para ter o que precisa. O investimento do processo de Coaching de Liderança, muitas vezes, parte da empresa e é um ponto que impacta de forma voraz em todo o processo. Afinal, é uma terceira “pessoa” que está fazendo o investimento financeiro no processo para melhoria do líder.

A terceira diferença entre o LifeCoaching e o Coaching de Liderança é sobre quem define os objetivos, as metas do processo. No LifeCoaching quem define os objetivos, as metas a serem atingidas é o próprio Coachee. Algumas outras diferenças que colocam cada um dos processos em uma ótica separada e com objetivos específicos diz respeito sobre quem é o cliente, como ele é e como ele se comporta.

Quando você está em um processo de LifeCoaching o seu único cliente é o coachee, pois é ele quem está fazendo o investimento financeiro. No Coaching de Liderança, você tem dois clientes. Você atua como Coach daquele líder que a empresa designou para desenvolver a sua liderança e aumentar seus resultados, e tem a empresa que é a investidora e que espera os resultados contratados.

LifeCoaching e Coaching de Liderança – Postura

Uma diferença significativa entre os processos de LifeCoaching e Coaching de Liderança é a postura que você adota ao decorrer do processo. No LifeCoaching a nossa postura é unicamente de Coach, uma postura realmente muito investigadora, de levantar, de questionar os recursos do cliente. Dentro do Coaching de Liderança também temos essa postura, mas em muitos momentos também assumimos a postura de mentor. A nossa postura ela oscila, varia entre coaching e mentoring se você, realmente, quiser ter resultados no processo.

Ao finalizar todo o processo, tanto no LifeCoaching quanto no Coaching de Liderança você entrega um relatório final para mostrar, de forma objetiva, como o seu cliente atuou e evoluiu durante todo o processo. A diferença entre estes dois processos é que no LifeCoaching você entrega apenas um relatório diretamente para o seu cliente, no Coaching de Liderança você faz dois relatórios, um para o Coachee e um outro para a empresa. Estes são relatórios diferentes no seu conteúdo e profundidade e que seguem um script próprio.

Este é o momento que o processo chegou ao fim e o seu trabalho foi feito.

Entenderam um pouco como é a essa diferença entre o Life Coaching e o Coaching de Líderes? Entender estas diferenças é fundamental se você deseja atuar como um Coach de Líderes.

Me acompanhe nas minhas redes sociais, clique aqui.