Falar de desenvolvimento de líderes é falar sobre um tema amplamente vasto. Aqui estamos falando sobre as possibilidades de atuação de um Coach de Líderes. Dentro disso podemos tratar este desenvolvimento de líderes, que é uma lacuna aberta de forma drástica no mercado corporativo. Existem diferentes tipos de demandas para este tipo de serviço. O processo pode funcionar a partir de uma pessoa física. Quando o líder te procura para realizar o processo, para desenvolver ou melhorar as suas habilidades.

Porém, neste conteúdo você irá entender quando a demanda vem de uma pessoa jurídica. A empresa em si – uma pessoa jurídica – te procura para que você, Coach, realize o trabalho de desenvolvimento de líderes. A partir de agora temos uma situação e ela é a seguinte: a empresa entrou em contato com você e quer desenvolver um projeto  de desenvolvimento de líderes e você irá atuar como um Coach de Líderes.

Lembre-se: você foi a pessoa escolhida para ocupar este cargo e dar início a missão. Neste momento é onde você precisa saber de algumas pontos importantes. Se nós formos pensar em termos de demanda e retorno financeiro, a empresa – na sua maioria – pode ser o melhor cliente. Eu digo isso porque este perfil de cliente não nos dá a insegurança de atrasar algum pagamento ou nos deixar na mão. A empresa tem como premissa investir nos seus líderes e desenvolver novos líderes quando ela quer expandir seu quadro de funcionários e dar oportunidade para quem já está lá dentro.

Desenvolvimento de Líderes – Como começar?

Quando você inicia um processo de desenvolvimento de líderes dentro uma empresa, este processo tem por intuito alavancar outros. E neste momento você acaba por se encontrar realizando diversos outros tipos de trabalho na área de liderança. Alguns dos processos que eu liderei dentro das empresas ordenaram mais de 10 processos de Coaching de Liderança ao mesmo tempo. Isso mesmo, eu dei conta de executar e desenvolver novas competências em mais de 10 pessoas. Todas no mesmo momento.

O que difere muitas vezes a solicitação da empresa e do cliente convencional (pessoa física) são as exigências nos resultados e a rapidez que é realizado. Tudo isso está ligado ao prazo que a empresa tem para identificar o retorno do investimento.

Mais de 90% dos processos de desenvolvimento de líderes vem através do contato da empresa. Então isso nos mostra que optar por um mercado mais corporativo é mais interessante. Lembre-se: este processo exige, de nós, Coaches, uma metodologia diferenciada.

Desenvolvimento de Líderes – As Particularidades

Como qualquer outro processo, o desenvolvimento de líderes também conta com as suas particularidades. Quando a empresa é quem investe nesta área, a corporação realoca seus recursos financeiros para isto. O retorno que ela vai ter, tanto em aspectos financeiros quanto em aspectos de produtividade, é muito maior do que qualquer investimento feito em ações, compra de novas empresas e lançamentos de novos produtos.

Neste caso a demanda é da empresa e não do líder. A partir de agora é a empresa que está querendo realizar o processo de desenvolvimento de líderes e isso por si só faz uma grande diferença no processo. Por saber que a demanda vem da empresa, uma outra particularidade que sempre surge é a resistência do Coachee. Muitas vezes ele não identificou a necessidade de se capacitar, então esse “convite” pode soar como uma surpresa não muito agradável para ele.

Por faltar cultura para entender o que um processo de desenvolvimento de líderes faz, o Coachee acaba por assumir uma postura de defesa e entender aquilo como uma estratégia duvidosa da empresa. Isso é oriundo de uma falta de comunicação por parte da empresa. O processo de Coaching dentro de uma empresa é renovador, uma vez que o líder otimiza seu trabalho, aumenta a sua produtividade e eleva o ritmo da sua equipe.

Vamos revisitar?

Clicando abaixo você pode conferir os artigos que trabalhamos nesta semana. Veja:

Coaching de Liderança – Quem é o profissional deste mercado?

Como você utiliza o Marketing?

Quais são as suas Possibilidades de Atuação?