Vamos começar o artigo de hoje esclarecendo um ponto importante: a metodologia vivencial. Quando falo de treinamento dentro da área de Coaching de Liderança, estou falando de um desenvolvimento. Não estou falando de treinamento teórico, daqueles que vemos com frequência dentro das empresas. No momento em que eu menciono treinamento na área de liderança, eu estou falando de usar e abusar da metodologia vivencial.

Metodologia Vivencial – O que é?

Metodologia vivencial, como o próprio nome diz, é uma metodologia para ser usada em um processo de Coaching de Liderança em grupo. A partir dela o aprende e se desenvolver a partir da sua própria vivência. A metodologia anda de mãos dadas com a filosofia do Coaching e, principalmente, com o do Coaching de grupo.

O processo em grupo de Coaching de Liderança utiliza da metodologia vivencial em seus processos. A dinâmica parte do pressuposto que o conhecimento já está no grupo e que você, o Coach de Líderes, é o facilitador do processo de aprendizado e desenvolvimento.

Metodologia Vivencial – Funcionando na Prática

Dentro desta metodologia, você tem os temas que necessita e quer trabalhar. A partir daí você propõe as atividades que o grupo irá realizar. Com essa definição de processos, você irá caminhar para a segunda etapa. Este é o momento em que você enxerga a parte de processamento das reflexões como um todo e o que as atividades geraram.

Neste momento o grupo faz a conexão com o dia a dia, com a sua realidade e com o ambiente no qual você está inserido. Ao finalizar esta etapa, fazemos o fechamento teórico que é onde vamos trazer os insumos e o aporte teórico que vai dar toda a consistência para tudo aquilo que já foi construído pelo grupo.

Metodologia Vivencial – Parte Teórica

Em termos quantitativos, podemos dizer que a parte teórica faz parte de 20% de todo o treinamento. Porém nós trabalhamos a construção do conhecimento em 100% do tempo. A construção do conhecimento não se dá por você falando e expondo, neste ponto você é apenas o facilitador. A construção se dá pela vivência e pela reflexão que o grupo faz durante o processo.

Então sempre que eu estiver falando aqui de treinamento, tenham, de forma bem clara em suas mentes, que eu estou falando da metodologia vivencial de aprendizagem. Esta é a metodologia que, comprovadamente, gera mais resultados a nível de mudança comportamental na liderança.

Caso você queira saber mais sobre os meus conteúdos, eu estou com um novo e-book sobre Coaches de Líderes podem ingressar e lucrar no nicho que mais investe em contratação de profissionais do mercado de Coaching de Liderança no Brasil. Clique aqui e confira.