Depois de termos falado bastante sobre as possibilidade de atuação de um Coach de Líderes, entramos em um outro assunto. Expliquei a diferença entre um profissional de LifeCoaching e Coaching de Liderança. Falei da importância do contrato de três pontas e como é interessante atuar como Coach de Líderes em uma empresa. Agora vamos começar a conversar sobre as suas competências necessárias.

Isso mesmo, vamos discutir sobre quais são as competências necessárias para ser um Coach de Líderes de sucesso. Entender como devemos atuar, em quais pontos devemos melhor e como podemos nos especializar para ter ainda mais abertura no mercado.

Coaching de Liderança – Competências

Para iniciarmos esse assunto, preciso falar de um ponto importantíssimo da carreira de um Coach de Líderes. As competências são divididas em três macro partes. São elas que te auxiliam a fazer o seu autodiagnóstico como Coach de Líderes. Vamos falar da primeira competência.

A primeira competência

É a que tem mais importância dentro do seu processo, pois se você não conseguir tê-la de forma latente com você, talvez as próximas competências não te sirvam de nada e nem te ajude na sua carreira. A competência em questão é a de saber fazer o diagnóstico adequado da demanda do cliente. Aqui você deve começar a criar a capacidade sistêmica de quando você pode propor um processo de Coaching em grupo aberto. É você também quem define a pauta e o tema do coaching.

O grande desafio deste processo é quando nós vamos atender uma empresa. Com este cliente, precisamos ter o poder de identificar claramente qual é a necessidade da empresa. A partir deste ponto, podemos propor a metodologia mais adequada que vai atender a necessidade do seu cliente.

Vou aproveitar e compartilhar com vocês algumas questões que eu acho que vale a pena a reflexão. Hoje em dia, eu percebo nos meus alunos que eles dominam apenas uma metodologia. Com essa limitação, eu vejo que eles não conseguem visualizar que a necessidade metodológica do cliente é completamente outra.

Muitas vezes eles oferecem um processo de Coaching em grupo quando a demanda do cliente não é de Coaching em grupo. Por mais que você faça um processo de Coaching excelente, em termos de metodologia, você não vai atingir os resultados esperados porque a necessidade é completamente outra.

Competências e Metodologias

Nós vamos começar a conversar sobre isso para que você consiga entender as diferenças das metodologias para poder fazer um diagnóstico adequado. Isto é fundamental para o sucesso dos seus processos. Se a nossa vontade é de se tornar Coach de Líderes, nós precisamos dominar três metodologias de trabalho. Essas três metodologias te permitem ter um modelo de negócios que eu chamo de modelo de negócio de projetos integrados. Hoje em dia, ele é o modelo de negócios que eu trabalho e que geram grandes resultados para os meus clientes e para mim.

Além disso, outras três metodologias que um Coach de Líderes precisa dominar são as de Coaching Individual, Coaching em Grupo e os Processos de Desenvolvimento. A partir deste ponto, com você dominando estas metodologias, você consegue realizar uma conversa mais fluida e convincente com a empresa. A partir daí você começa a atender qualquer demanda que a empresa te traga em termos de liderança e desenvolvimento de líderes.

Para ter acesso a mais conteúdos como esse, me siga no meu LinkedIn. Clique aqui.