Investir na sua capacitação profissional e ter o retorno imediato nem sempre é uma equação que tem uma resultado exato. Muitas pessoas correm atrás de se profissionalizar em uma determinada área, simplesmente, por puro desespero de mudar de vida. Falsas promessas que te fazem acreditar que o sucesso vem da noite para o dia parece surgir em uma frequência monstruosa, porém a sua decepção pode ser um dos momentos mais lamentáveis da sua jornada profissional.

O reconhecimento para mim não chegou do dia para noite, pelo menos para mim. Eu trabalhei e ainda trabalho duro, mas há uma ferramenta que faz com que o nosso retorno chegue de forma mais rápida e com grandes doses de felicidade. Não é uma fórmula mágica, já adiante, se chama trabalho. É trabalho duro, é passar dias e noite planejamento estratégias de marketing, estudando qual é o melhor jeito daquele post chegar a determinado público, analisando como você pode alcançar novas pessoas e por aí vai.

Neste mercado – que é baseado em divulgação – há uma importância enorme para que um formador de líderes esteja presente no atual contexto das empresas. Porém, por mais que exista a demanda no mercado, é necessário se posicionar de forma adequada para contar com bons resultados. Mas aí você pode se questionar e começar a me perguntar:

“Liana, como eu faço para conquistar autoridade, ganhar mercado e atrair clientes?”

Faça o seu marketing!

Ter o seu cartão de visitas é essencial, já que ninguém está tendo tanto tempo assim para parar alguns minutos da vida e ficar anotando número por número na agenda do celular. Você não deve gerar contatos, você deve gerar conexões.

Para você ter uma oportunidade no mercado, um formador de líderes precisa de credibilidade. Para tanto, este profissional precisa expor sua forma de pensar e de trabalhar, precisa apresentar suas ferramentas e mostrar seu diferencial, para que então, seus potenciais clientes possam perceber valor no seu serviço.

No entanto, como divulgar seus serviços sem que você seja julgado como um “pilantra”?

Como atrair clientes de forma assertiva?

Nos dias de hoje, com o marketing digital, temos a nossa disposição diversas ferramentas que podem e devem ser exploradas pelo profissional, mas além das ferramentas, é necessário conhecer e colocar em prática alguns dos conceitos do marketing de dois passos.

O que é marketing de dois passos?

O segredo para quem é um formador de líderes está muito mais em ser comprado, do que se vender. Para isso, a sua estratégia deve ser oferecer valor para que seus clientes e potenciais clientes possam perceber que você é uma referência no seu campo de atuação. Se esse trabalho for bem feito, não será necessário atrair clientes, pois eles virão automaticamente até você.

Tradicionalmente o marketing se consolidou da seguinte forma: eu te ofereço meus serviços, sem que você tenha experimentado ou me conheça muito bem e tento convencê-lo da minha expertise e credibilidade. Esse é o chamado marketing de um passo.

Já no marketing de dois passos, eu na qualidade de profissional te entrego muito valor, para que você me conheça, se sinta seguro e compre de mim naturalmente. A arte de utilizar esse tipo de marketing é tanto investir em conteúdo para gerar autoridade, como formar uma relação de confiança com seu potencial cliente, muito antes dele testar seus serviços. Além de ser muito mais efetivo do que o marketing de um passo, essa técnica costuma ser um diferencial em especial para quem vende serviços intelectuais, como é o caso do formador de líderes.

Oferecer valor, no entanto, não significa trabalhar de graça. O objetivo significa dar pequenas amostras do seu conhecimento através de ferramentas específicas.

Quais ferramentas posso usar?

O principal ativo de um formador de líderes é o conteúdo que esse profissional possui. Por isso, é preciso transformá-lo em pequenas pílulas de conhecimento, quase como uma “amostra grátis” daquilo que você pode oferecer.

Para isso, separamos algumas das ferramentas onde você pode expor o seu conteúdo, chamando a atenção do seu público e construindo autoridade através do seu conhecimento.

Realizar palestras

Realizar palestras gratuitas é uma forma excelente para demonstrar o seu conhecimento e entrar em contato com o seu público. Para montar uma palestra efetiva, no entanto, o formador de líderes deve ter em mente “como solucionar os problemas do seu cliente?”. É preciso que você ofereça respostas baseado na sua expertise e nos questionamentos que seus clientes possuem.

Gerar conteúdo

Escrever artigos relevantes para o seu público é outra forma de transmitir a sua mensagem e agregar valor ao seu cliente. Novamente, o enfoque deve ser o mesmo: oferecer soluções e não apenas discorrer sobre a sua experiência profissional ou fazer uma autopromoção deliberada do seu trabalho.

Construir um canal online

Além de gerar conteúdo de qualidade, é preciso escolher um canal adequado para divulgar esse conteúdo. As redes sociais estão aí para isso e podem ser uma excelente forma de transmitir sua mensagem, entregando real valor aos seus clientes, potenciais clientes e até parceiros.

Para formadores de líderes, montar uma Fan Page no Facebook é uma excelente forma de garantir que seu conteúdo chegue até seus potenciais clientes. Outra dica é produzir e compartilhar conteúdo no LinkedIn, uma rede social especializada em contatos profissionais.

Ao criar seu canal online busque sempre manter a regularidade nas postagens, focada em conteúdo de qualidade para o seu público.

Hoje, segundo diversas pesquisas sobre marketing, um cliente só compra um produto ou serviço após entrar em contato, em média, sete vezes com o fornecedor. Através do marketing de dois passos é possível encurtar as distâncias entre você e o cliente, trazendo o elemento fundamental para a compra de um serviço: a credibilidade.

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