Blog

Análise Comportamental: Conheça os assessments que a tornam completa e estratégica

Análise Comportamental Conheça os assessments que a tornam completa e estratégica
Análise Comportamental

Análise Comportamental: Conheça os assessments que a tornam completa e estratégica

A análise comportamental é indispensável porque acelera os resultados dos processos de autoconhecimento. Esse é o primeiro passo para o desenvolvimento, independente do objetivo.

Por esses fatores, ela é um serviço demandado tanto por pessoa física como por empresas. 

A análise comportamental pode ser aplicada nos seguintes nichos de atuação:

  • Carreira: em processos de transição, recolocação e até mesmo identificação e direcionamento vocacional
  • Recrutamento e Seleção: seja no formato de um serviço especializado ou no setor dentro de uma empresa, a identificação do perfil comportamental tem se tornado obrigatório nesses processos.
  • Liderança: seja para o desenvolvimento de líderes que buscam aprimorar seu desempenho ou quem está em busca de se tornar um.
  • Empreendedorismo: um mercado em franca expansão com uma infinidade de clientes que buscam ter clareza dos seus pontos fortes e talentos. 
  • Desenvolvimento Pessoal: seja de forma ampla ou direcionado para um nicho específico como mulheres ou adolescentes, por exemplo.
  • Casais: a identificação e entendimento do perfil comportamental, forças e linguagens de valorização das pessoas envolvidas nesse processo, facilita e acelera a solução de conflitos.
  • Empresas: O nicho que mais contrata e melhor remunera. Seja para a realização de Treinamentos, Processos de Desenvolvimento individual e em grupo, construção de times, processos de recrutamento, entre outros.

Depois de ter uma visão geral do mercado, chegou a hora de conhecer os assessment que tornam a análise comportamental completa e estratégica.

Os assessment que compõe uma verdadeira análise comportamental

Análise Comportamental Conheça os assessments que a tornam completa e estratégica

Uma análise comportamental vai muito além da aplicação do DISC, como tradicionalmente é apresentado no mercado.

A verdadeira análise é composta por 6 tipos de assessments que a tornam mais completa e estratégica, conhecida como mapeamento comportamental.

Além de trazer resultados mais consistentes para o cliente, o domínio dos 6 assessments possibilita a realização de uma ampla gama de serviços e te diferencia no mercado. 

Na sequência apresento de forma resumida cada um deles.

  • 1. DISC com Feedback

O DISC é o assessment mais conhecido e utilizado no mercado e tem como finalidade aumentar a compreensão das pessoas em relação ao seu próprio comportamento.

Entretanto, a maioria esmagadora dos analistas utilizam apenas o DISC Tradicional, onde a pessoa responde a questionamentos sobre como ela se vê e sobre como ela acha que os outros a veem. 

Já na versão atualizada, ou seja, no DISC com Feedback, também há uma sondagem sobre como a pessoa se vê e como ela acha que as pessoas a veem, mas a grande mudança está no feedback real do meio, o feedback real das outras pessoas sobre as suas atitudes e comportamentos. 

Nesse novo DISC, os gráficos se cruzam. Isso é fantástico para qualquer processo de desenvolvimento. Ele preenche um gap do DISC Tradicional, evitando visões distorcidas entre as percepções pessoais e a realidade. De tal forma, os processos de desenvolvimento individuais e em grupo tornam-se muito mais profundos e eficazes.

A simples utilização dessa ferramenta atualizada, já traz grandes diferenciais e benefícios para a análise comportamental, mas é apenas uma delas. 

  • 2. Âncora de Carreira

O objetivo principal do assessment da Âncora de Carreiras na análise comportamental, é levantar os motivadores profissionais de cada indivíduo.  

No contexto de carreira ou das empresas, essa identificação é de extrema relevância. Afinal, duas pessoas podem compartilhar de um perfil comportamental semelhante. Mas os motivadores profissionais podem ser completamente diferentes e isso faz com que as pessoas se motivem de formas diferentes.

Ao total são 8 Âncoras de Carreira com diferenças que ajudam a pautar escolha de posições dentro da empresa e quais as vias mais efetivas de condução das equipes, bem como possibilita uma maior assertividade de escolha profissional e como resultado temos maior satisfação no trabalho, maior qualidade de vida e alta performance. 

  • 3. Forças Pessoais

Esse é um conceito que vem da psicologia positiva e da identificação das Forças Pessoais. É excelente para trabalhar o engajamento e a motivação dos grupos de uma forma efetiva na análise comportamental, pelos reais motivadores de vida dos participantes.

Quando os nossos talentos e pontos mais fortes encontram as demandas, o trabalho começa a fluir melhor. Ao identificarmos essas forças conscientes e inconscientes, nos engajamos no trabalho e nas atividades que nos fazem mais confiantes, produtivos e valorizados. 

Nesse sentido, aplicar o assessment contribui para o aprendizado de novas formas de uso das forças pessoais da equipe para produzir maior número e duração das experiências de flow. Quanto mais a pessoa estiver conectada com os próprios objetivos no cotidiano operacional da empresa, mais produtiva e feliz ela será. 

  • 4. Positividade e Bem Estar

Assim como assessment das Forças Pessoais, a Positividade e Bem-Estar também vem da psicologia positiva e é ideal para trabalhos que visam comprometimento e motivação. 

Este aspecto avalia o nível de positividade e bem-estar do indivíduo e dos grupos, sendo esse um índice fundamental para a satisfação no trabalho e na vida.

Quando falamos de análise comportamental, uma das maiores demandas das empresas é por projetos motivacionais. Sabemos que ninguém é capaz de estimular ninguém se não houver uma motivação interna, mas com um plano bem embasado na psicologia positiva somos capazes de desenvolver projetos que ajudem a empresa e o indivíduo.

  • 5. Linguagem de Valorização e Reconhecimento

Esse assessment levanta a Linguagem de Valorização e Reconhecimento de cada sujeito na análise comportamental. Sua importância se dá pelo fato de que as pessoas se motivam e se sentem reconhecidas de formas diferentes. Identificar essa linguagem particular a cada indivíduo é fundamental no processo de gestão e motivação. 

Muitos projetos não dão certo exatamente por padronizarem perspectivas. Precisamos entender quais são os caminhos mais eficientes para motivar os integrantes da equipe e, assim, conseguir alavancar a performance do grupo. 

Há 5 Linguagens de Valorização e Reconhecimento, de acordo com a obra de Gary Chapman, e quando a pessoa for reconhecida por uma linguagem que não é a dela, não funciona. É por isso que escutamos muitas queixas de líderes que dizem elogiar os funcionários e não entendem porque eles não se sentem valorizados e reconhecidos. 

  • 6. Tétrade do Tempo

O último assessment da análise comportamental é ideal para quando trabalhamos questões de tempo e produtividade. Ele é baseado nas obras A Tríade do Tempo, de Christian Barbosa; Foco, de Daniel Goleman e Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, de Stephen R. Covey.

A proposta consiste em um levantamento de como a pessoa administra e ocupa o tempo. Como a própria nomenclatura já diz, esse assessment leva em conta quatro questões:

  • Atividades importantes;
  • Atividades urgentes;
  • Atividades circunstanciais;
  • Situações interruptivas.

O Coach que gosta de trabalhar com a administração do tempo e organização tem nesse assessment uma ferramenta perfeita para identificar gargalos operacionais e otimizar o rendimento de equipes. Basta que ela seja aplicada de uma forma confiável e extremamente profissional.

Ampliando seu faturamento com análise comportamental

Os assessments são ferramentas que trazem resultados confiáveis e validados. 

A sua utilização tira as análises do campo do achismo e torna o desenvolvimento muito mais rápido e consistente, mas o seu uso não se aplica única e exclusivamente em um mapeamento comportamental individual.

Existem muitos serviços que são amplamente demandados, principalmente por parte das empresas, onde os assessments podem ser aplicados para tornar a entrega mais efetiva e facilitar a venda.

No vídeo a seguir eu te mostro como a análise comportamental pode te ajudar a faturar mais. Confira!

Como você percebeu, dominar essa análise comportamental completa e estratégica abre uma infinidade de oportunidades de atuação e te diferencia no mercado.

Portanto, se você deseja ampliar sua visão e seus conhecimentos sobre esse tema, siga-me no Instagram e inscreva-se no meu canal do Youtube.

Minha missão é ajudar coaches, psicólogos e treinadores a monetizarem seu conhecimento e para isso, estou sempre compartilhando novos conteúdos e informações sobre o mercado.

Espero você lá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *